quarta-feira, 30 de maio de 2012

A DANÇA E A ÉTICA



A Dança e Ética devem ser no contexto de cada aula, através de reflexões. Como devo agir com o outro? (PCN,1997). Todavia, a Dança e Orientação Sexual conforme a proposta do documento supracitado pode incluir dentro de seus processos artísticos discussões, problematizações e questionamentos sobre corpo, dança e convívio social que incluam as transformações corporais na adolescência, relações de gênero, padrões de beleza e a mídia.

A Dança enquanto Educação para a saúde promove oportunidade para que os alunos identifiquem problemas, levantem hipóteses, reúnam dados e reflitam sobre situações relacionadas ao fazer e ao pensar essa arte na escola associada a ma vida saudável. Centrada no corpo, as aulas de dança podem traçar relações diretas com situações de dor e prazer, alimentação, uso de drogas e prevenção e cura de lesões, sem que se afaste de seus conteúdos específicos.

Portanto, a Dança e o Meio Ambiente devem intervir e transformar as relações humanas e/com o meio ambiente. No âmbito do ensino de dança, esta cooperação pode se dar simultaneamente em diversos níveis: Como um processo corporal interno. Ouvir, sentir, perceber e experimentar conscientemente as relações entre a respiração, musculatura, cadeias ósseas e as qualidades de movimento, a ocupação do espaço e a escolha das ações.

Por meio da Dança, o aluno experimenta outro meio de expressão diferente da palavra. Ao falar com o corpo, ele abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra maneira e melhorar sua auto-estima. O simples prazer de movimentar o corpo alivia o stresse diário e as tensões escolares.

Nosso objetivo é valorizar diversas escolhas de interpretação e de criação, na escola e na sociedade. Situar e compreender as relações entre corpo dança e sociedade. E para atendermos aos objetivos propostos iremos trabalhar com temas que busquem desenvolver e contribuir para: a consciência corporal; expansão do vocabulário de movimento; a socialização e cooperação em grupos; a valorização da cultura.

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