A pesar das professoras ainda utilizarem a
dança como pare integrante de grandes encenações de natal, páscoa, dia das
mães, por exemplo, de forma mecânica impossibilitando a livre criação das
crianças, entendem que esta deve ser reestruturada e resignificada dentro da
escola.
Identificamos que estão buscando estratégias diversas em busca desta
dança pedagógica, mas quando se deparam as datas comemorativas e outras
festividades ainda não conseguem de desvincular da maneira tradicional de
desenvolvê-la. Podemos acrescentar ainda que ao finalizar o trabalho que a
maior parte das professoras que responderam o questionário constataram que o
dançar deveria ser encarado como um ato de comunicação e expressão humana.
Que possa acontecer sem preconceitos, sem
cobranças ou “utilidades”. Podemos ainda mencionar que a dança sempre esteve e
está presente em todos os nossos atos, principalmente quando nos referimos à
criança, desta forma trabalhar com a mesma em nossas escolas é garantir as
crianças uma aprendizagem prazerosa e significativa, na qual estão inseridos os
processos de interação, socialização, criatividade, imaginação e expressão
livre/criativa, somente precisamos encontrar estratégias para que isto
aconteça.
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