Num país em que pulsam o samba, o
bumba-meu-boi, o maracatu, o frevo, o afoxé, a catira, o baião, o xote, o
xaxado o funk, o rap, o hip-hop, as danças de salão, as danças eruditas como a
clássica, a contemporânea, a moderna e o jazz entre muitas outras
manifestações, é surpreendente o fato de a Educação Física ter promovido apenas
a prática de técnicas de ginástica e (eventualmente) danças européias e
americanas. A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de
suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de
possibilidades de aprendizagem. (PCNs, 1997).
A importância da Dança / Educação em seu
aspecto interdisciplinar é possibilitar o processo criativo a autonomia e
liberdade do indivíduo, possibilitando ao educando articular uma relação mais
próxima entre o homem e a natureza, através da observação, sensibilização e
experiências que estabelecem uma íntima relação entre os mesmos. Assim, o
educando ao vivenciar corporalmente através do movimento, o tamanho, o ritmo,
os movimentos dos objetos pelos fatores físicos como o espaço-temporal, peso e
fluência, desenvolverá seus potenciais físico, mental, emocional e ficando mais
sensível ao mundo que o cerca.
A Dança / Educação possibilita criar no
educando uma consciência crítica exigente e ativa em relação ao ambiente que a
cerca e estabelecer parâmetros de qualidade de vida do seu cotidiano. Por meio
do domínio do seu corpo e de seus movimentos, o educando poderá entender melhor
o sistema de objetos naturais e artificiais, o conjunto de estímulos
sensoriais, perceber as formas e cores, os cheiros, os sabores, as formas de
ruídos e movimentos. Desta maneira,
os conteúdos deste bloco são amplos,
diversificados e podem variar muito de acordo com o local em que a escola
estiver inserida. Sem dúvida alguma, resgatar as manifestações culturais
tradicionais da coletividade, por intermédio principalmente das pessoas mais
velhas é de fundamental importância. A pesquisa sobre danças e brincadeiras
cantadas de regiões distantes, com características diferentes das danças e
brincadeiras locais, pode tornar o trabalho mais completo. (PCNs, 1997)
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